Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Relato de caso: Dupla massa intracardíaca em paciente com infarto agudo do miocárdio.

VENTURINI; T. C. G., ALMEIDA; D. T., SILVA; L. B. P. , ANDRIOLI; V. E. , RESENDE; M. V. , SUPERBIA; M. , OLIVEIRA; R. D. , MONACO; C. G., MENDES; M. , FERNANDES; T. R.
HOSPITAL TOTALCOR - São Paulo - SP - Brasil

Apresentação do caso

PFG, 63 anos, hipertenso e dislipidêmico, procurado atendimento médico devido a dor precordial em queimação com irradiação para membros superiores, em repouso, com duração de aproximadamente 10 minutos, melhora espontânea. Ao EF MVF presente, com crepitações finas em bases. Elevação de marcadores de necrose miocárdica. Ao ECG ritmo sinusal e presença de qS em parede antero-septal. Realizado ecoTT que apresentava disfunção sistólica de grau discreto do ventrículo esquerdo à custa de discinesia da região apical da parede septal com extensão para apical das demais, presença de imagem em região apical do ventriculo esquerdo, hiperecogênica, pouco móvel, homogênea, medindo 2.2x.2.0 mm, e uma imagem arredondada homogênea, pouco móvel, provavelmente aderida ao septo interatrial, medindo 2.3x2.3 mm. EcoTE visto mesma imagem na região apical do ventrículo esquerdo sugerindo trombo e uma imagem arredondada aderida ao septo interatrial através de pedículo, podendo corresponder à mixoma ou trombo e presença de forame oval patente. Cineangiocoronariografia evidenciou oclusão em artéria descendente anterior de 80% e descendente posterior de 90%, colocado dois stents farmacológicos, e recebe alta com dupla antiagregação e anticoagulação, com programação de repetir o ecodopplercardiograma em 30 dias.

 

Discussão do caso

O achado de trombo intracavitário no ventrículo esquerdo é relativamente frequente. Entre as cardiopatias, ele é mais comum quando há disfunção do ventrículo esquerdo após um infarto agudo do miocárdio (IAM), em especial com acinesia/discinesia ântero-apical. Dados epidemiológicos sugerem que a incidência de trombos do VE, pode chegar a 15% em pacientes com infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST e até 25% em pacientes com infarto do miocárdio anterior. Por outro lado, a presença de trombo do VE está associado com alta taxas de embolização sistêmica e pior prognóstico hospitalar. Os tumores benignos representam cerca de 75% dos casos, sendo que 50% destes são constituídos pelos mixomas. Os mixomas geralmente são únicos e localizados no átrio esquerdo, e podem levar a evolução desfavorável, devido à possibilidade de ocorrência de fenômenos embólicos pulmonar ou sistêmico, em decorrência de sua fragmentação ou obstrução valvar. 

Comentários finais

No presente caso relatamos duas massas intracavitárias (átrio esquerdo e ventrículo esquerdo) em um paciente com infarto com supradesnivelamento do segmento ST evoluído há uma semana.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

20 a 22 de junho de 2019
Transamerica Expo Center | São Paulo - Brasil