Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Síncope como primeira apresentação de Sarcoidose Cardíaca - Relato de Caso

Bhering, Aron Coura, Salum, Andréa Cherem, Mendez, Maria Del Carmen, Saccab, Philipe Rachas, Ugarte, Laura Faviana, Mendes, Lucas Cravalho
Hospital Sociedade Beneficência Portuguesa de Santos - Santos - Sao Paulo - Brasil

Introdução

A sarcoidose é uma doença multissistêmica caracterizada pela presença de granulomas não caseosos. Corresponde a apenas 25% na sua forma exclusivamente cardíaca. Sua suspeita diagnóstica deve ser levantada em pacientes jovens com síncope inexplicada, doença do sistema de condução, pacientes com taquicardia ventricular não explicada por taquicardia de via típica ou pacientes com cardiomiopatia dilatada, restritiva ou arritmogênica.

Métodos

Relatar o caso de um paciente com alta probabilidade de Sarcoidose cardíaca evidenciado em ressonância magnética (RNM) do coração que se apresentou com síncope. As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente e revisão da literatura.

Discussão

Paciente, sexo masculino, 30 anos, admitido em Unidade de Terapia Intensiva para investigar síncope de início há duas semanas, 2ª a possível sarcoidose. Tabagista 15 maços/ ano, história familiar irrelevante. Ao exames físico bradicardia com 56 batimentos por minuto. Laudo de RNM do coração prévio evidenciava disfunção sistólica e diastólica moderada do ventrículo esquerdo, presença de fibrose miocárdica transmural nos segmentos anterosseptal, médio basal, ínfero-basal e fibrose focal apical do ventrículo esquerdo, sugestivo de sarcoidose, fração de ejeção de 42%.

Uma vez que o paciente já possuía o diagnóstico presumível de doença granulomatosa foram solicitados sorologias virais e marcadores de doença auto-imune para descartar outras etiologias que resultaram negativas . O Holter de 24 horas serviria para definir estratégias de abordagem da arritmia e a biópsia endomiocárdica como padrão-ouro para o diagnóstico de certeza. O  Holter de 24 horas evidenciou bloqueio Átrio ventricular (BAV) de 2º Grau com episódios bloqueio átrio ventricular total e a biópsia endomiocárdica confirmou a sarcoidose. Durante internação paciente evoluiu com instabilidade hemodinâmica, sendo necessário implante de marcapasso.

Resultados

A partir desta investigação o paciente tinha diagnóstico de insuficiência cardíaca secundária ao processo fibrótico da sarcoidose cardíaca, BAV de segundo grau, já com marcapasso sendo necessário a introdução de medicações clássicas para evitar o remodelamento cardíaco e a terapia imunossupressora como coadjuvante deste processo.

Conclusão

A sarcoidose na sua forma cardíaca deve ser um diagnóstico suspeitado em pacientes jovens que se apresentam com sinais de insuficiência cardíaca ou arritmias que levem a instabilidade hemodinâmica. Seu diagnóstico de certeza é confirmado apenas pela biópsia endomiocárdica.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

20 a 22 de junho de 2019
Transamerica Expo Center | São Paulo - Brasil