INTRODUÇÃO
A calcificação significativa de átrio esquerdo ( AE) é uma complicação pouco comum nos pacientes com doença reumática de longa data. A fisiopatologia da calcificação do AE não é conhecida, mas se sabe que implica em aumento da pressão dessa câmara e conseqüentemente das câmaras direitas. Sendo assim, os sintomas respiratórios são os sintomas de apresentação mais comuns destes pacientes. Além disso, a calcificação da parede atrial já foi descrita como achado mais freqüente em pacientes com abordagem cirúrgica mitral prévia. A importância deste achado consiste no aumento da dificuldade cirúrgica quanto mais grave a calcificação do AE.
MÉTODOS
Nós reportamos o caso de uma mulher de 50 anos que apresentava doença reumática com dupla lesão mitral e estenos tricúspide ; com história de abordagem mitral previa ( comissurotomia mitral há 11 anos ) .
A paciente aguardava ambulatorialmente nova abordagem cirúrgica devido a dupla lesão mitral importante,estenose tricúspide importante e hipertensão pulmonar em paciente com classe funcional III . Apresentou internação na urgência devido a choque misto (séptico / cardiogênico) e fibrilação atrial de alta resposta. A tomografia de tórax realizada no contexto de investigação do foco infeccioso evidenciava calcificaçãosignificativa da parede do AE e da valva mitral.
Foi optado por nova abordagem cirúrgica após compensação inicial do quadro.
RESULTADOS
Evidenciado na cirurgia, valva mitral completamente calcificada ,além de toda parede posterior do AE e da aurícula esquerda. Optado por troca de valva mitral com implante de prótese biológica e trombectomia de AE. Não foi possível realizar fechamento de aurícula esquerda por inviabilidade técnica devido a calcificação da parede atrial e de toda a aurícula esquerda. Além disso, também não foi possível realizar abordagem cirúrgica tricúspide por dificuldade técnica. Após cirurgia , a paciente evoluiu sem intercorrências; tendo recebido alta sem complicações e assintomática do ponto de vista cardiovascular.
CONCLUSÕES
Os pacientes com cardiopatia reumática apresentam amplo espectro de manifestações e de gravidade. A presença de átrio em porcelana é mais comum nessa população e acrescenta significativa morbimortalidade e dificuldade técnica ao procedimento cirúrgico , necessitando de equipe experiente para correta abordagem. É fundamental no pré operatório realizar , juntamente ao cirurgião, avaliação desses pacientes para que seja realizado planejamento adequado da cirurgia, com antecipação de possíveis dificuldades técnicas.