Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Takotsubo Focal Atípico: Relato de Caso

Renato Palácio de Azevedo, Lorena Squassante Capeline, Marcela Freire Buffon , Luiz Francisco Cardoso
HOSPITAL SIRIO LIBANÊS - - - BRASIL

Introdução:

Cardiomiopatia de Takotsubo é uma doença com grande associação com episódios de estresse emocional, descrita originalmente em 1991, e que vem apresentando aumento de sua incidência devido a maior suspeição e melhora dos métodos diagnósticos. É caracterizado por áreas de balonamento em segmentos cardíacos, sem relação com a anatomia coronariana regional e com coronariografia normal. Os sintomas mais comuns associados são dispneia e dor torácica. O prognóstico é bom na maioria dos casos, com a disfunção habitualmente reversível dentro de 3 a 4 semanas.  O maior banco de dados sobre a doença descreve o tipo clássico, com balonamento apical e hipercinesia médio e basal do ventrículo esquerdo como responsável por mais de 80% dos casos. Outros tipos, como o Takotsubo reverso (balonamento apical), o médio-ventricular, o basal e o focal são menos frequentes, com esse último correspondendo a 1,4% dos casos.   

 

Relato de Caso:

Paciente do sexo feminino, 72 anos, com antecedentes de dislipidemia e hipotireoidismo, história recente de estresse emocional (período de luto) apresentou quadro súbito de tosse seca, estridor e dispneia intensa, que a levou ao pronto-socorro. Após medidas de suporte apresentou melhora dos sintomas. Negou dor torácica ou recorrência da dispneia. Exames iniciais mostraram alteração discreta de troponina e CKMB, com eletrocardiograma normal. Exames sequenciais mostraram maior elevação de troponina e CKMB, e alteração tipo “plus-minus” em V1-V2 no ECG. Ecocardiograma demonstrando acinesia do segmento médio anterosseptal e segmento médio da parede anterior, com fração de ejeção preservada. Tratada como infarto do miocárdio sem supra de ST, e iniciada dupla anti-agregação e anticoagulação com enoxaparina, além de estatina e beta-bloqueador. Submetida a cateterismo cardíaco que demonstrou coronárias sem obstruções. Ressonância magnética cardíaca demonstrou balonamento do segmento médio da parede anterior e médio anterosseptal, sem realce tardio após injeção de gadolíneo, compatível com Takotsubo focal. Paciente apresentou boa evolução clínica, sem intercorrências. No 3o dia foi realizado ecocardiograma transtorácico que mostrou melhora do déficit segmentar. Recebeu alta assintomática após 3 dias de internação.

Conclusão:

 Apresentamos um caso de takotsubo atípico focal com boa evolução, envolvendo 2 segmentos, sem complicações clínicas e com rápida reversão do déficit segmentar. 

 

   

     

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

20 a 22 de junho de 2019
Transamerica Expo Center | São Paulo - Brasil