Introdução: o infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCSSST) é usualmente causado por doença aterosclerótica, porém outras causas podem ser responsáveis como a embólica. O objetivo deste relato é apresentar um caso de IAMCSSST por complicação embólica de endocardite infecciosa.
Descrição: mulher de 45 anos, negra, foi ao pronto socorro por dor torácica típica há 3 horas e meia; referia perda ponderal (20 kg), sudorese e náuseas; referia também mialgia e artralgia há 5 meses. Era tabagista 60 anos-maço e teve febre reumática na infância. Ao exame físico estava eupneica com palidez cutânea, pressão arterial de 90x50 mmHg, frequência cardíaca de 105 bpm, saturação O2 de 96% em ar ambiente e temperatura axilar de 36ºC. Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações; extremidades com boa perfusão, sem edemas. Eletrocardiograma na entrada mostrou supradesnivelamento do segmento ST de V2 a V6 com o que foi iniciado tratamento medicamentoso e encaminhado à hemodinâmica. Identificou-se oclusão total e isolada no terço proximal da artéria descendente anterior e procedeu-se à angioplastia com sucesso. Na terapia intensiva notou-se elevação de troponina, anemia, leucocitose, alteração de proteína C reativa e creatinina. Evoluiu com quadro de congestão e piora hemodinâmica. A paciente não respondeu ao tratamento inicial e necessitou de noradrenalina e dobutamina. O ecocardiograma revelou fração de ejeção de 40% por acinesia anterior e apical, e massa móvel aderida na face ventricular da valva aórtica, com diâmetros de 2,4 x 0,9 cm. As hemoculturas revelaram Streptococcus mutans e foi iniciado tratamento para endocardite infecciosa (EI). Na evolução houve embolização para membro inferior, baço e sistema nervoso central, disfunção de múltiplos órgãos e óbito no 16º dia de internação. Anatomopatológico revelou EI de valva aórtica com abscesso e perfuração e derrame pericárdico.
Comentários: Apesar da alta frequência de aterosclerose como causa de IAMCSSST outras causas devem ser suspeitadas. No caso descrito o infarto parece ter ocorrido por embolia como complicação de endocardite infecciosa.